capitalismo1[1]

Guerras, destruição, bombas atômicas e mortes não foram, ainda, capazes de abrir os olhos do mundo, não foram capazes de mostrar os objetivos finais do capitalismo: o lucro. A resistência é universal e lastimável. A população não consegue ver a realidade porque o capitalismo distribuiu gratuitamente óculos escuros para serem usados de noite. O Sol aceitou suborno.
Acontece que os capitalistas não são tão espertos assim – normalmente eles não conseguem parar, não conseguem enxergar o fim do túnel nem o fundo do poço. São como crianças com barras de chocolate. Como prova, temos a estupefação forçada, a revelação, as primeiras rachaduras na máscara do capitalismo: a atual crise, coisa natural neste sistema sócio-econômico, devido às profundas contradições, nacionais e internacionais, inerentes ao sistema.
Mas nem tudo, entretanto, é devidamente explicado pela mídia comprometida – a mídia ajudou na distribuição dos óculos, é natural não mostrar as evidências para o mundo. Neste caso, a coisa está mudando de cor – a mídia está ajudando, há anos, a garantir a boa imagem do gerente do capitalismo: os Estados Unidos. É simples. A mídia ajuda na maquiagem do capitalismo em troca de alguns trocados sujos e de um futuro promissor. Ao menos essa era a idéia. A maquiagem usada pela mídia parece estar vencida, e o gerente do capitalismo não tem dinheiro para comprar novas. Mas o patrão é esperto – uns dias de férias no Caribe parece que renderam algumas idéias: agora além de ser um problema mundial, o capitalismo é também agiota. Tira ainda mais da população, cobra altos juros, e se não recebe, acaba com quem fez o empréstimo.
Agora a parte que parece ser boa: o Sol quis mais suborno, o capitalismo não pagou, então ele fez greve e já liberou um pouco de luz para algumas pessoas. Mais um soco na máscara do capitalismo. Mais rachaduras. Lágrimas vazam por elas. Este regime sujo está começando a se perder, fazer algumas besteiras. Ele já está na boca no poço, esperemos que logo esteja no fundo.

Por Henrique Guedes

Anúncios