mental[1]Seguindo a febre dos seriados médicos, a Fox entrou na briga com Mental, série lançada há pouco tempo, mas que já é alvo de muitas, mas muitas críticas, de leigos, de atoas e de fãs de outras séries que seguem a mesma temática. É difícil encontrar uma matéria que fale bem da nova série, e já que alguém tem que fazê-lo, não por obrigação mas por um, digamos, direito de defesa, cá estamos. A principal briga criada pelos críticos é: Mental x House.
House é uma ótima série, sem dúvida. Talvez a melhor, mas não podemos deixar de dar créditos as outras. O Dr. House é bem semelhante ao Dr. Jack Gallagher, ou o Dr. Jack Gallagher é bem semelhante ao Dr. House, depende do ponto de vista. Ambos são excelentes médicos, ambos têm como chefes mulheres…com uma bela aparência (gostosas, para os leigos e tímidos), ambos seguem métodos nada ortodoxos, ambos descobrem a causa patológica dos sintomas dos pacientes e ambos têm, com um certo limite, uma boa relação com as mulheres de suas respectivas equipes. Realmente a semelhança é inegável. Mas não é a mesma. Concordo com algumas críticas que dizem que o Dr. Gallagher é um House com pouca cafeína, mas isso é normal, afinal, as personas são diferentes, e é aí que a coisa começa a mudar: todos procuram as semelhanças entre as duas séries, mas ninguém, digo, quase ninguém, procura os pontos diferentes. Para começar, a área clínica temática da série Mental é diferente da série House. Existem vários tipos de patologia, e House não procura mostrar todos. Mental, como o próprio nome sugere, trabalha com a parte mental do antropo. É uma diferença clara, evidente e que não recebe nenhuma atenção. Enquanto o Dr. House trata de sintomas fisiológicos, Dr. Jack Gallagher trata dos sintomas psicológicos. É uma diferença fundamental, simples, mas fundamental. Dificilmente veremos House tratando de um paciente com um determinado quadro fóbico, assim como dificilmente veremos o Jack curando alguém cujo o pâncreas foi contaminado por germes encontrados em um lugar bem estranho.

house[1]As diferenças não param por aí. O Dr. Jack não é tão cômico e sábio quanto o Dr. House, mesmo assim o Jack é mais querido. É, pode ser uma comparação besta, mas os críticos “anti-mental” começaram. Parece que procurar chifre em cabeça de cavalo está na moda. Em todos os casos, só quero dizer que se os denominados críticos parassem para assistir a série, menos comentários ruins e ridículos seriam encontrados no Google. Existem diferenças entre o Dr. House e o Dr. Jack Gallagher, além de um ser manco e o outro fazer papel de bom samaritano jogando baralho por onde passa.
As pessoas guiadas pelos comentários ruins à cerca de Mental, procuram assistir somente a série House, proporcionando, infelizmente, o provável cancelamento da nova série. House é uma excelente série, mas Mental não fica atrás, como dizem por aí.

_

Por Henrique Guedes

Anúncios