Uma questão que assola o intelecto de muitos. Tão clássica como as questões histórias “quem sou eu?”, “como surgiu a terra?”, “meio cheio ou meio vazio?” ou quem criou quem: a galinha o ovo ou o ovo a galinha? Para todos estes questionamentos encontramos explicações interessantes, duvidosas ou do senso comum.

É comum em um dia de chuva ver muitas pessoas correndo, e aqueles que não correm são alertados. Agora a grande questão: em um dia de chuva, o que é melhor, andar ou correr? Bem, sempre acreditei que andar fosse o mais viável, por uma questão que abrange velocidade e a vazão da água. Certo dia estava em um dia chuvoso com meu amigo Eduardo, do Blog do Galila; ao vê-lo correndo apontei que correr molhava mais, e por falta de explicação da minha parte, fiquei com a dúvida. Bem, para isso existe o “fazer ciência”, não é mesmo?

Em um episódio específico dos “Caçadores de Mitos”, da Discovery Channel, no qual ficarei devendo informações de como achá-lo (postarei, assim que achar), foi comprovado que correr de fato molha mais que andar, mas tudo depende das condições, como considerar o estado do chão – molhado ou não – a velocidade do corredor, a velocidade terminal de uma gota, assim como seu tamanho. Para isso alguns especialistas deram a famosa “mãozinha”.

A física comprova que o fator mor da questão é o tipo da chuva. Se ela for perpendicular, não importa se o indivíduo está correndo ou andando, ele se molhará da mesma forma. Agora, se a chuva estiver caindo de forma inclinada, quando o indivíduo corre ele se molha mais.

A razão é simples: quando o indivíduo corre ele recebe mais água porque a vazão resulta da área multiplicada pela velocidade; a velocidade relativa aumenta e em conseqüência a vazão da água também, molhando mais. A teoria parte também do conceito que ao andar na chuva, a pessoa tem principalmente a cabeça e os ombros atingidos pelas gotas, e a água que cai destas partes superiores do corpo molham em primeiro momento a parte frontal. Ao correr, a situação é diferente: a água que cai das partes superiores é menor, porém a parte frontal entra em contato direto com a chuva, levando em consideração a velocidade do corredor e a mistura da transpiração do mesmo com a água da chuva.

Mesmo não sendo possível afirmar com clareza, aponto que, seguindo as informações, correr na chuva molha mais. Se alguém quiser aplicar um estudo metodológico puramente científico em São Paulo aceito o convite.

Sobre o assunto, levanto outra dúvida: mesmo a resposta para o questionamento deste texto sendo agnota, correr na chuva parece ser uma resposta aprendida da nossa espécie. Então, correr na chuva é um reflexo inato ou um reflexo aprendido?

Acredito ser um reflexo aprendido. Como aluno de psicologia sigo o conceito do modelo comportamental. Levando em consideração este conceito aponto a teoria da fuga, isto é, a retirada de um determinado estímulo – no caso a chuva – do ambiente, um caso de reforçamento negativo. A fuga é sempre a primeira coisa a ser aprendida, como fugir de um predador, por exemplo. Logo, fugir da chuva é um comportamento aprendido que visa melhorar o estado da espécie – estar seco é bom, molhado não, logo fugir da chuva é melhorar a condição de conforto.

Sendo assim aponto que, assim como este texto não deve ser reconhecido como base de pesquisa por não possuir comprovação científica, correr na chuva molha mais, e só corremos porque aprendemos a correr visando maior conforto, no caso, a sensação de estar seco em um dia de chuva.

Por Henrique Guedes

___________________________________________________________

Referências Bibliográficas:

MOREIRA, Márcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto. Princípios Básicos de Análise Comportamental. Ed. Artmed, Porto Alegre, 2007. 224 páginas;

Will Jr Pro – Mythbusters – Correr ou Andar na Chuva 1/2. Acesso em 12/06/201. Disponível em: Mythbusters – YouTube.

__________________________________________________________
Observação Personalogia:

A segunda parte, com os resultados, do vídeo não foi localizada, e por este motivo não apareceu como anexo do texto. Quando localizado, será postado completamente.

Anúncios