Umas das melhores peças teatrais que já tive o prazer de assistir. É assim que começo o texto, pois ao falar de uma peça que já tem três anos, não vejo outro jeito. A peça escrita pelo francês  Laurent Baffie aborda um complexo transtorno comportamental: o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) com muita diversão. Cada personagem apresenta um TOC diferente: um sofre da Síndrome de Tourette, o outro é assimetrofóbico, o outro tem mania em contar e calcular, a outra tem a necessidade de fazer verificações, a outra tem medo de sujeira e doenças, e a última e mais “fofa”, tem a necessidade de repetir suas frases, ou as últimas sílabas das frases dos outros.

O interessante é que o autor juntou os principais TOCs, ou melhor, os TOCs clássicos em um texto cômico. Mesmo sem explicar o que é o Transtorno Obsessivo compulsivo, o autor conseguiu deixar claro como é difícil a vida de um portador do transtorno, assim como deixou claro alguns dos principais sintomas: a não aceitação da idéia de ter o transtorno, e a vergonha. Percebe-se que a personagem Lili (a mais “fofa”) não falou nada ao conhecer os outros cinco “pacientes” (que com a demora do doutor perderam totalmente a paciência), e isso se deve ao fato da mesma ter vergonha do seu transtorno, o que pode gerar uma poderosa conseqüência psicológica e/ou física no indivíduo.

Sinopse:

Doutor Stein é um médico muito recomendado para o tratamento de TOC. Com horário marcado, seis pacientes ansiosos pelo famoso tratamento se conhecem na sala de espera do seu consultório. Alguns imprevistos levam ao atraso excessivo do médico e esta demora cria uma situação inédita e divertida: os pacientes que, no início, estavam desconfortáveis com o seu transtorno, acabam formando um grupo de terapia de auto-análise. Em meio a crises, conflitos e muitas risadas, o espectador acompanha as dificuldades de cada tipo de TOC, bem como a maneira de lidar com elas.

Elenco:

(Antigo)

Márcia Cabrita…..Branca                            

Rosane Gofman…..Mária

Marat Descartes…..Vicent

Flávia Garrafa…..Lili

Riba Carlovich…..Fred/ Dr. Stein

Sérgio Guizé….Bob

Carô Parra…. Assistente do Dr. Stein

Elenco atualizado:                           

Andrea Mattar…..Branca

Sandra Pêra…..Mária

Gustavo Vaz…Vicente

Cynthia Fababella…..Lili

Didio Perini…..Bob

Carô Parra…..Assistente Dr. Stein

Ficha Técnica:

Roteiro:  Laurent Baffie

Direção: Alexandre Reinecke

Tradução: Clara Carvalho

Em cartaz desde 2008, o espetáculo já foi visto por mais de 150 mil pessoas em aproximadamente 400 apresentações.

_____________________________________________

Teatro Gazeta – Avenida Paulista, 900

Sexta às 23h / Sábado às 22h / Domingo às 20h

Informações: (11) 3253-4102

_____________________________________________

Por Henrique Guedes

Anúncios